Sobre nós Contatos Interações: 12170
Pesquisa de medicamentos por nome

Docetaxel Intravenous e Alimento

Resultado da verificação da interação do medicamento Docetaxel Intravenous e Alimento quanto a segurança do uso em conjunto.

Resultado da verificação:
Docetaxel Intravenous <> Alimento
Relevância: 03.07.2019 Revisor: Shkutko P.M., M.D., in

Na verificação da interação, conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde ou aumentar o efeito negativo no uso do medicamento em combinação com alimento ou estilo de vida.

Consumidor:

Você deve, de preferência, evitar o consumo regular de toranjas e o sumo de toranja enquanto estiver a tomar DOCEtaxel. Toranja e sumo de toranja pode aumentar significativamente os níveis sanguíneos de DOCEtaxel. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais, tais como náuseas, vômitos, diarréia, feridas na boca, retenção de líquidos, dores nos nervos, dormência, formigamento, dor ou fraqueza muscular, e deficiência de medula óssea, função, resultando em baixos números de diferentes tipos de células do sangue. Você também pode ser mais propensas a desenvolver anemia, problemas de sangramento, ou infecções devido às baixas contagens de células sangüíneas. O seu médico poderá prescrever alternativas que não interagem, ou você pode precisar de um ajuste da dose ou uma monitorização mais frequente para utilizar com segurança a ambos os medicamentos. Você deve contactar o seu médico se você desenvolver palidez, fadiga, tonturas, desmaios, nódoas negras ou hemorragias, febre, calafrios, diarréia, dor de garganta, dores musculares, falta de ar, sangue no catarro, perda de peso, vermelhas ou inflamadas da pele, feridas, dor ou ardor durante a micção. É importante informar o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, incluindo vitaminas e ervas. Não pare de utilizar qualquer medicamento sem primeiro falar com o seu médico.

Profissional:

GERALMENTE EVITAR: a administração concomitante com inibidores da CYP450 3A4, tais como sumo de toranja, pode aumentar significativamente as concentrações plasmáticas de docetaxel, que é um substrato da isoenzima. Dados atuais sugerem que o consumo de grandes quantidades de sumo de toranja inibem tanto intestinal e hepática CYP450 3A4 devido a certos compostos presentes na uva. No decorrer de um estudo farmacocinético que consiste em 7 pacientes com câncer, dose média normalizada de docetaxel exposição sistêmica (AUC) aumentou 2,2 vezes e a folga diminuiu de 49% quando intravenosa docetaxel foi dada em uma dose reduzida de 10 mg/m2 em combinação com o potente CYP450 3A4: inibidor de cetoconazol (200 mg por via oral uma vez ao dia por 3 dias) em comparação com o docetaxel administrado sozinho a 100 mg/m2. Além disso, um relatório do caso de um 52-year-old mulher com carcinoma de células escamosas de esôfago de receber uma a duas vezes por semana quimioterapia regime incluindo intravenosa docetaxel (40 mg/m2) informou que o docetaxel AUC aumentou 65% em comparação com a AUC alvo de 1.96 mg*h/L e a folga diminuiu 63%, com uma redução de 71% no paciente contagem de neutrófilos. Na ausência de outras CYP450 3A4 inibidores, estes efeitos foram atribuídos a um consumo diário de cerca de 250 mL de sumo de toranja, que o paciente tinha sido demorado para, pelo menos, 3 meses. Duas semanas depois de a paciente deixou o sumo de toranja, o docetaxel AUC foi mais para o valor de destino e a contagem de neutrófilos redução foi inferior a 35%.

GESTÃO: O uso de docetaxel em associação com toranja e sumo de toranja deve ser evitada. Se o uso concomitante for necessário, uma dose reduzida de docetaxel deve ser considerado, especialmente se usado com grandes quantidades de sumo de toranja e de monitorização terapêutica do fármaco de docetaxel considerado por local de protocolos de tratamento. Os doentes devem ser cuidadosamente monitorizados para o desenvolvimento de docetaxel de toxicidade, tais como mielossupressão, estomatite, neurotoxicidade (por exemplo, parestesia, dysesthesia, dor), mialgia, astenia, retenção de líquidos, náusea, vômitos e diarréia.

Referências
  • McInnes GT, Brodie MJ "Drug interactions that matter: a critical reappraisal." Drugs 36 (1988): 83-110
  • "Product Information. Taxotere (docetaxel)." Rhone-Poulenc Rorer, Collegeville, PA.
  • Cerner Multum, Inc. "UK Summary of Product Characteristics." O 0
  • Starr SP, Hammann F, Gotta V, et al. "Pharmacokinetic interaction between taxanes and amiodarone leading to severe toxicity." Br J Clin Pharmacol 450 (2016): 22-27
  • Valenzuela B, Rebollo J, Perez T, Brugarolas A, Perez-Ruixo JJ "Effect of grapefruit juice on the pharmacokinetics of docetaxel in cancer patients: a case report." Br J Clin Pharmacol (2011):
  • Cerner Multum, Inc. "Australian Product Information." O 0
  • Engels FK, Mathot RA, Loos WJ, van Schaik RH, Verweij J "Influence of high-dose ketoconazole on the pharmacokinetics of docetaxel." Cancer Biol Ther 5 (2006): 833-9
  • Yong WP, Wang LZ, Tham LS, et al. "A phase I study of docetaxel with ketoconazole modulation in patients with advanced cancers." Cancer Chemother Pharmacol 62 (2008): 243-51
  • Aronson JK, Grahame-Smith DG "Clinical pharmacology: adverse drug interactions." Br Med J 282 (1981): 288-91
Docetaxel Intravenous

Nome genérico: docetaxel

Marca comercial: Taxotere, Docefrez

Sinônimos: Docetaxel, DOCEtaxel

Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas