Sobre nós Contatos Interações: 12170
Pesquisa de medicamentos por nome

Insulin glargine and lixisenatide Subcutaneous e Alimento

Resultado da verificação da interação do medicamento Insulin glargine and lixisenatide Subcutaneous e Alimento quanto a segurança do uso em conjunto.

Resultado da verificação:
Insulin glargine and lixisenatide Subcutaneous <> Alimento
Relevância: 03.07.2019 Revisor: Shkutko P.M., M.D., in

Na verificação da interação, conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde ou aumentar o efeito negativo no uso do medicamento em combinação com alimento ou estilo de vida.

Consumidor:

Informação do consumidor para esta interação não está disponível no momento.

Profissional:

AJUSTAR a DOSAGEM INTERVALO: Lixisenatide retarda o esvaziamento gástrico, o que pode afetar a absorção da concomitantemente administrado medicamentos orais. A interação tem sido estudado com vários medicamentos, o que demonstra, principalmente, um efeito sobre a taxa, ao invés de incluir a extensão de absorção.

Paracetamol: Quando o paracetamol 1000 mg foi administrado 1 hora e 4 horas após a lixisenatide 10 mcg de injeção, acetaminofeno pico de concentração plasmática (Cmax) foi reduzida em 29% e 31%, respectivamente; e o tempo médio para o pico de concentração plasmática (Tmax) foi adiado por 2 horas e 1,75 horas, respectivamente. A Cmax e Tmax de acetaminofeno não foram significativamente alterados quando o paracetamol foi dada uma hora antes de lixisenatide injeção, e a exposição sistêmica (AUC) não foi afetado se administrada antes ou após a lixisenatide administração. Com base nestes resultados, nenhum ajuste de dose para o paracetamol é necessária; no entanto, pode ser aconselhável tomar paracetamol, pelo menos, uma hora antes de lixisenatide se um rápido início de ação é necessária.

Contraceptivos orais: Quando um contraceptivo oral contendo etinilestradiol 0.03 mg e levonorgestrel 0,15 mg foi administrado 1 hora e 4 horas após a lixisenatide 10 mcg de injeção, ethinyl estradiol Cmax foi reduzida de 52% e 39%, respectivamente, enquanto o levonorgestrel Cmax foi diminuíram de 46% e 20%, respectivamente. Mediana Tmax valores foram adiadas por 1 a 3 horas, mas a exposição total (AUC) e a média de terminal de meia-vida (T1/2) de etinilestradiol e levonorgestrel não foram significativamente alteradas. Administração do contraceptivo oral 1 hora antes ou 11 horas após a lixisenatide não teve nenhum efeito sobre qualquer da medida de parâmetros farmacocinéticos de etinilestradiol ou levonorgestrel. Com base nestes resultados, nenhum ajuste de dose para contraceptivos orais é necessária; no entanto, algumas autoridades recomendam que os contraceptivos orais ser administrado pelo menos 1 hora antes ou 11 horas após a lixisenatide.

Atorvastatina: Quando a atorvastatina 40 mg e lixisenatide 20 mcg foram coadministered na manhã de 6 dias, atorvastatina Cmax foi reduzida em 31% e Tmax foi adiado por 3.25 horas, mas AUC não foi afetado. Quando a atorvastatina foi administrada à noite e lixisenatide na parte da manhã, a AUC e Cmax da atorvastatina aumentou 27% e 66%, respectivamente, mas não houve alteração na Tmax. Com base nestes resultados, nenhum ajuste de dose de atorvastatina é necessária; no entanto, algumas autoridades recomendam que atorvastatin ser administrado pelo menos 1 hora antes de lixisenatide.

Varfarina: Quando a varfarina 25 mg foi coadministered com repetidas dosagem de lixisenatide 20 mcg, varfarina Cmax foi diminuiu 19% e Tmax foi adiado por 7 horas, mas não houve efeitos sobre a AUC ou a Razão Normalizada Internacional (INR). Com base nestes resultados, nenhum ajuste da dose de varfarina é necessária; no entanto, mais perto de monitorização do INR pode ser apropriado após o início ou a interrupção do lixisenatide tratamento.

Digoxina: Quando a digoxina 0,25 mg e lixisenatide 20 mcg foram coadministered no estado estável, digoxina Cmax foi reduzida em 26% e Tmax foi adiado por 1,5 horas, mas AUC não foi afetado. Com base nestes resultados, nenhum ajuste da dose de digoxina é necessária.

Ramipril: Quando ramipril 5 mg e lixisenatide 20 mcg foram coadministered para 6 dias, ramipril Cmax foi reduzida em 63% e a AUC aumentou em 21%, enquanto a Cmax e a AUC do metabólito ativo (ramiprilat) não foram afetados. O Tmax valores de ramipril e ramiprilat foram adiadas por cerca de 2,5 horas. Com base nestes resultados, nenhum ajuste de dose de ramipril é necessária.

GESTÃO: recomenda-se Precaução durante a utilização concomitante de lixisenatide com medicamentos orais, que têm um estreito índice terapêutico ou que requerem cuidadosa monitorização clínica. Estes medicamentos devem ser administrados em um consistente em relação à lixisenatide, e os níveis de sangue e/ou efeitos farmacológicos devem ser cuidadosamente monitorizados. Além disso, se eles devem ser administrados com alimentos, os pacientes devem ser aconselhados a tomar-los com uma refeição ou lanche quando lixisenatide não é administrada. Medicamentos orais, que são particularmente dependentes das concentrações-limite para sua eficácia, tais como antibióticos ou medicamentos para que um atraso no efeito é indesejável, como o paracetamol, deve ser administrado pelo menos 1 hora antes de lixisenatide. Gastro-resistentes formulações contendo substâncias sensíveis para o estômago degradação deve ser administrado 1 hora antes ou 4 horas após a lixisenatide. Os doentes a tomar contraceptivos orais devem ser aconselhados a tomar pelo menos 1 hora antes ou 11 horas após a lixisenatide.

Referências
  • Cerner Multum, Inc. "UK Summary of Product Characteristics." O 0
Insulin glargine and lixisenatide Subcutaneous

Nome genérico: insulin glargine / lixisenatide

Marca comercial: Soliqua 100/33

Sinônimos: Insulin glargine and lixisenatide (Subcutaneous)

Interação entre medicamento e doença