Sobre nós Contatos Interações: 12170
Pesquisa de medicamentos por nome

Lovastatin Tablets e Alimento

Resultado da verificação da interação do medicamento Lovastatin Tablets e Alimento quanto a segurança do uso em conjunto.

Resultado da verificação:
Lovastatin Tablets <> Alimento
Relevância: 03.07.2019 Revisor: Shkutko P.M., M.D., in

Na verificação da interação, conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde ou aumentar o efeito negativo no uso do medicamento em combinação com alimento ou estilo de vida.

Consumidor:

O sumo de toranja pode aumentar significativamente os níveis sanguíneos de lovastatina. Isso pode aumentar o risco de efeitos secundários, tais como danos ao fígado e uma rara, mas grave doença chamada rabdomiólise, que envolve a quebra de tecido muscular esquelético. Em alguns casos, a rabdomiólise pode causar danos hepáticos e até a morte. Você deve evitar o consumo de sumo de toranja ou sumo de toranja durante o tratamento com lovastatina. Avisar o seu médico imediatamente se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza durante o tratamento, especialmente se estes sintomas são acompanhados de febre ou urina escura. Você também deve consultar imediatamente um médico se tiver febre, calafrios, dor nas articulações ou inchaço, hemorragia invulgar ou nódoas negras, erupção cutânea, comichão, perda de apetite, fadiga, náuseas, vômitos, urina escura, e/ou amarelamento da pele ou dos olhos, como estes podem ser sinais e sintomas de danos no fígado. É importante informar o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, incluindo vitaminas e ervas. Não pare de utilizar qualquer medicamento sem primeiro falar com o seu médico.

Profissional:

GERALMENTE EVITAR: a administração concomitante com sumo de toranja pode aumentar significativamente as concentrações plasmáticas de lovastatina e a sinvastatina e a sua ativa de ácido metabólitos. O mecanismo proposto é a inibição da CYP450 3A4 mediada metabolismo de primeira passagem na parede do intestino por certos compostos presentes na uva. Quando uma única dose de 60 mg de sinvastatina foi coadministered com 200 mL de dupla força de sumo de toranja três vezes ao dia, sinvastatina exposição sistêmica (AUC) aumenta 16 vezes e simvastatin ácido AUC aumentou 7 vezes. A administração de uma única de 20 mg dose de sinvastatina com 8 onças de uma única força sumo de toranja, aumentou a AUC da sinvastatina e ácido da sinvastatina em 1,9 vezes, e 1,3 vezes, respectivamente. A interação também foi relatado com lovastatina, que tem um perfil metabólico para simvastatin. Clinicamente, os elevados níveis de inibidores da HMG-CoA redutase, inibidores da atividade de plasma está associado com um risco aumentado do músculo-esquelético toxicidade. Miopatia se manifesta como dor muscular e/ou fraqueza associada com grosseiramente elevados de creatina quinase dez vezes superiores ao limite superior do normal tem sido relatados ocasionalmente. Rabdomiólise também ocorreu raramente, o que pode ser acompanhada de insuficiência renal aguda secundária a myoglobinuria e pode resultar em morte.

AJUSTAR a DOSAGEM INTERVALO: Fibras como farelo de aveia e a pectina pode diminuir os efeitos farmacológicos dos inibidores da HMG-CoA redutase, por interferir com a sua absorção a partir do trato gastrointestinal.

GESTÃO: Pacientes recebendo terapia com lovastatina, sinvastatina, ou levedura de arroz vermelho (que contém lovastatina) devem ser aconselhados a evitar o consumo de sumo de toranja e sumo de toranja. Fluvastatina, pravastatina, pitavastatin, e rosuvastatina são metabolizados por outras enzimas e pode ser preferível alternativas em alguns indivíduos. Todos os pacientes recebendo estatina terapia devem ser aconselhados a relatar imediatamente qualquer inexplicável dor muscular, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se acompanhada de febre, mal-estar e/ou urina escura. A terapêutica deve ser interrompida se a creatina quinase é marcadamente elevada na ausência de exercício físico intenso ou se miopatia é outra forma de suspeita ou diagnosticada. Além disso, os pacientes devem evitar o uso de farelo de aveia e a pectina ou, se o uso concomitante não puder ser evitado, para separar a administração vezes, pelo menos, 2 a 4 horas.

Referências
  • Richter WO, Jacob BG, Schwandt P "Interaction between fibre and lovastatin." Lancet 338 (1991): 706
  • Neuvonen PJ, Backman JT, Niemi M "Pharmacokinetic comparison of the potential over-the-counter statins simvastatin, lovastatin, fluvastatin and pravastatin." Clin Pharmacokinet 47 (2008): 463-74
  • Lilja JJ, Kivisto KT, Neuvonen PJ "Grapefruit juice-simvastatin interaction: Effect on serum concentrations of simvastatin, simvastatin acid, and HMG-CoA reductase inhibitors." Clin Pharmacol Ther 64 (1998): 477-83
  • Thompson PD, Clarkson P, Karas RH "Statin-associated myopathy." JAMA 289 (2003): 1681-90
  • "Product Information. Mevacor (lovastatin)." Merck & Co, Inc, West Point, PA.
  • "Product Information. Zocor (simvastatin)." Merck & Co, Inc, West Point, PA.
  • Kantola T, Kivisto KT, Neuvonen PJ "Grapefruit juice greatly increases serum concentrations of lovastatin and lovastatin acid." Clin Pharmacol Ther 63 (1998): 397-402
  • Bailey DG, Malcolm J, Arnold O, Spence JD "Grapefruit juice-drug interactions." Br J Clin Pharmacol 46 (1998): 101-10
Lovastatin Tablets

Nome genérico: lovastatin

Marca comercial: Altoprev, Mevacor, Altocor

Sinônimos: Lovastatin

Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas