Sobre nós Contatos Interações: 12170
Pesquisa de medicamentos por nome

Warfarin e Alimento

Resultado da verificação da interação do medicamento Warfarin e Alimento quanto a segurança do uso em conjunto.

Resultado da verificação:
Warfarin <> Alimento
Relevância: 03.07.2019 Revisor: Shkutko P.M., M.D., in

Na verificação da interação, conforme informações das fontes confiáveis como Drugs.com, Rxlist.com, Webmd.com, Medscape.com, foram identificadas as contra-indicações ou efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde ou aumentar o efeito negativo no uso do medicamento em combinação com alimento ou estilo de vida.

Consumidor:

Nutrição e dieta podem afectar o seu tratamento com varfarina. Portanto, é importante manter o seu suplemento vitamínico e a ingestão de alimentos constante durante todo o tratamento. Por exemplo, o aumento da vitamina K níveis no organismo pode promover a coagulação e reduzir a eficácia da varfarina. Enquanto não há nenhuma necessidade de se evitar produtos que contenham vitamina K, você deve manter um nível consistente de consumo destes produtos. Alimentos ricos em vitamina K são carne de fígado, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve, escarola, couve, alface, mostarda, salsa, feijão-soja, espinafre, acelga, nabo, agrião e outros vegetais de folhas verdes. De moderados a altos níveis de vitamina K também são encontrados em outros alimentos, tais como espargos, abacate, pepino pepino, ervilhas verdes, chá verde, óleo de canola, margarina, maionese, azeite de oliva e óleo de soja. No entanto, mesmo os alimentos que não contêm muita vitamina K, ocasionalmente, pode afetar a ação da varfarina. Há relatos de pacientes que apresentaram complicações hemorrágicas e o aumento do INR ou sangramento vezes após o consumo de grandes quantidades de suco de cranberry, manga, sumo de toranja, sumo de toranja, extrato de semente de toranja ou sumo de romã. Novamente, você não precisa evitar esses alimentos completamente, mas pode ser preferível limitar o seu consumo, ou pelo menos manter o mesmo nível de uso, enquanto você está recebendo varfarina. Falar com um médico se você estiver incerto sobre que alimentos ou medicamentos que toma, que podem interagir com a varfarina. É importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa, incluindo vitaminas e ervas. Não pare de utilizar qualquer medicamento sem primeiro falar com o seu médico. Quando a varfarina é dado com enteral (tubo) mamadas, você pode interromper a alimentação de uma hora antes e uma hora após a dose de varfarina para minimizar o potencial para a interação. Alimentação de fórmulas contendo proteína de soja devem ser evitados.

Profissional:

MONITOR: a Vitamina K pode antagonizar os hypoprothrombinemic efeito dos anticoagulantes orais. A vitamina K é um co-fator na síntese de factores de coagulação do sangue que são inibidos pela anticoagulantes orais, assim, a ingestão de vitamina K através de suplementos ou dieta pode reverter a ação de anticoagulantes orais. Resistência à anticoagulantes orais tem sido associado com o consumo de alimentos ou enteral alimentação rica em vitamina K conteúdo. Da mesma forma, uma redução da ingestão de vitamina K a seguir estabilização da terapia anticoagulante pode resultar na elevação do INR e complicações hemorrágicas. Alimentos ricos em vitamina K são carne de fígado, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve, escarola, couve, alface, mostarda, salsa, feijão-soja, espinafre, acelga, nabo, agrião e outros vegetais de folhas verdes. De moderados a altos níveis de vitamina K também são encontrados em outros alimentos, tais como espargos, abacate, pepino pepino, ervilhas verdes, chá verde, óleo de canola, margarina, maionese, azeite de oliva e óleo de soja. Lanche contendo o substituto de gordura, olestra, são fortificados com 80 mcg de vitamina K por cada uma onça de servir, de modo a compensar a depleção de vitamina K, que pode ocorrer devido a olestra interferência com a absorção. Se estes alimentos podem alterar o efeito dos anticoagulantes orais não tem sido extensivamente estudada. Um pequeno estudo descobriu que o consumo moderado (de 1,5 porções/dia) não afeta significativamente o INR após uma semana em doentes a receber a longo prazo de anticoagulação.

O consumo de grandes quantidades de manga fruta tem sido associada a efeitos melhorados de varfarina. O exato mecanismo de interação é desconhecido, mas pode estar relacionado com o teor de vitamina A, que podem inibir o metabolismo da varfarina. Em um relatório, treze pacientes com uma média de INR aumento de 38% tinham consumido um a seis mangos diária de 2 a 30 dias antes da sua nomeação. A média de INR diminuiu de 17,7% após a interrupção da ingestão de manga por 2 semanas. Rechallenge em dois pacientes apareceu para confirmar a interação.

Dados limitados sugerem também um potencial de interação entre a varfarina e suco de cranberry, resultando em alterações no INR e/ou complicações hemorrágicas. O mecanismo é desconhecido, mas pode envolver alterações em varfarina metabolismo induzido por flavonóides contidos no suco de cranberry. Pelo menos uma dúzia de relatórios de suspeita de interação foram arquivados com a Comissão de Segurança de Medicamentos no reino UNIDO desde 1999, incluindo uma fatalidade. No caso fatal, o paciente INR aumentou drasticamente (maior que 50), seis semanas depois que ele começou a beber suco de cranberry, e ele morreu do aparelho digestivo e hemorragia pericárdica. No entanto, o paciente também foi tomando cefalexina para um peito de infecção e não tinha comido por duas semanas antes da internação, o que pode ter sido um dos fatores contribuintes. Outros casos menos dramáticos aumentos ou instabilidades no INR seguintes suco de cranberry consumo, e uma diminuição foi relatado em um, embora os detalhes são geralmente faltar. Em um raro relatório publicado, um aposentado de 71 anos paciente desenvolveu hemoptise, hematochezia, e falta de ar de duas semanas depois que ele começou a beber 24 onças de suco de cranberry um dia. Resultados de exames laboratoriais na admissão revelou uma diminuição na hemoglobina, uma INR maior que 18, e tempo de protrombina superior a 120 segundos. O paciente se recuperou após a varfarina doses foram retidos por vários dias e foi dado hemácias, fresco congelado, plasma e tecido subcutâneo vitamina K. não se sabe se as variações dos elementos constituintes das diferentes marcas de suco de cranberry pode afetar o potencial para interações medicamentosas.

Tem havido vários relatos de casos na literatura médica de pacientes a consumir sumo de toranja, sumo de toranja, ou extrato de semente de toranja, que aumenta em INR. R(+) varfarina, os menos ativos dos dois enantiómeros de varfarina, é parcialmente metabolizado pelo CYP450 3A4. Dependendo da marca, concentração, dose e preparação, o sumo de toranja pode ser considerado um moderado a forte inibidor do CYP450 3A4, portanto, a administração concomitante com varfarina podem diminuir a depuração de R(+) varfarina. No entanto, a importância clínica deste efeito não foi estabelecida. Um estudo de farmacocinética não constataram nenhum efeito sobre o PT ou valores de RNI de nove varfarina em pacientes que receberam 8 ml de sumo de toranja três vezes ao dia por uma semana.

Um paciente que foi estabilizada em varfarina desenvolvido um grande hematoma em seu bezerro em associação com um INR elevado de 14 após o consumo de aproximadamente 3 litros de suco de romã, na semana anterior à admissão. Dados In vitro sugerem que o suco de romã pode inibir CYP450 2C9, a isoenzima responsável pelo metabólica apuramento das biologicamente mais ativa de S(-) enantiômero de varfarina. Em ratos, o suco de romã também tem sido mostrado para inibir intestinal CYP450 3A4, a isoenzima que contribui para o metabolismo de R(+) varfarina.

Groselha preta suco e óleo de semente de groselha negra, teoricamente, pode aumentar o risco de hemorragia ou hematomas, se utilizado em combinação com anticoagulantes. O mecanismo proposto é o antiplaquetários efeitos do ácido gama-linolênico constituinte em groselha preta.

A proteína de soja na forma de leite de soja foi pensado para ser responsável por um caso de possível varfarina antagonismo em um idoso do sexo masculino estabilizada em varfarina. O exato mecanismo de interação é desconhecido, assim como o leite de soja contém apenas pequenas quantidades de vitamina K. Subterapêutico valores de RNI foram observados cerca de 4 semanas após o paciente passou a consumir leite de soja diariamente para o tratamento da hipertrigliceridemia. Sem outras alterações na dieta ou medicamentos foram observados durante este tempo. O INR do paciente retornou ao normal após a descontinuação do leite de soja com nenhuma outra intervenção.

Uma interação com tabaco de mascar foi suspeito em um caso de terapia com varfarina falha em um jovem do sexo masculino, que foi tratado com até 25 a 30 mg/dia durante 4,5 anos. A incapacidade adequado para atingir valores de RNI levou a eventual interrupção do tabaco de mascar, o que resultou em um INR aumento de 1,1 a 2,3 em seis dias. Os autores atribuíram a interação relativamente elevado teor de vitamina K no tabaco sem fumaça.

GESTÃO: a Ingestão de vitamina K por meio de suplementos de dieta ou não deve variar significativamente durante a terapia anticoagulante oral. A dieta, em geral, deve ficar consistente, como outros alimentos com pouca ou nenhuma vitamina K, tais como manga e leite de soja têm sido relatados para interagir com a varfarina. Alguns especialistas recomendam que a nutrição enteral deve ser interrompido por uma hora antes e uma hora após a administração de anticoagulantes de dose e que enteral fórmulas contendo proteína de soja devem ser evitados. Os pacientes também devem considerar evitar ou limitar o consumo de suco de cranberry ou outros cranberry formulações (por exemplo, encapsulado secas cranberry em pó), suco de romã, suco de groselha preta, e óleo de semente de groselha negra.

Referências
  • Guo LQ, Yamazoe Y "Inhibition of cytochrome P450 by furanocoumarins in grapefruit juice and herbal medicines." Acta Pharmacol Sin 25 (2004): 129-36
  • Bodiford AB, Kessler FO, Fermo JD, Ragucci KR "Elevated international normalized ratio with the consumption of grapefruit and use of warfarin." SAGE Open Med Case Rep 0 (2013): 1-3
  • Sullivan DM, Ford MA, Boyden TW "Grapefruit juice and the response to warfarin." Am J Health Syst Pharm 55 (1998): 1581-3
  • Kempin SJ "Warfarin resistance caused by broccoli." N Engl J Med 308 (1983): 1229-30
  • Harrell CC, Kline SS "Vitamin K-supplemented snacks containing olestra: Implication for patients taking warfarin." Jama J Am Med Assn 282 (1999): 1133-4
  • Suvarna R, Pirmohamed M, Henderson L "Possible interaction between warfarin and cranberry juice." BMJ 327 (2003): 1454
  • Lee M, Schwartz RN, Sharifi R "Warfarin resistance and vitamin K." Ann Intern Med 94 (1981): 140-1
  • Beckey NP, Korman LB, Parra D "Effect of the moderate consumption of olestra in patients receiving long-term warfarin therapy." Pharmacotherapy 19 (1999): 1075-9
  • Grant P "Warfarin and cranberry juice: an interaction?" J Heart Valve Dis 13 (2004): 25-6
  • Brandin H, Myrberg O, Rundlof T, Arvidsson AK, Brenning G "Adverse effects by artificial grapefruit seed extract products in patients on warfarin therapy." Eur J Clin Pharmacol 63 (2007): 565-70
  • Ge B, Zhang Z, Zuo Z "Updates on the clinical evidenced herb-warfarin interactions." Evid Based Complement Alternat Med 2014 (2014): 957362
  • Kazmier FJ, Spittell JA Jr "Coumarin drug interactions." Mayo Clin Proc 45 (1970): 249-55
  • Westfall LK "An unrecognized cause of warfarin resistance." Drug Intell Clin Pharm 15 (1981): 131
  • Monterrey-Rodriguez J "Interaction between warfarin and mango fruit." Ann Pharmacother 36 (2002): 940-1
  • Griffiths AP, Beddall A, Pegler S "Fatal haemopericardium and gastrointestinal haemorrhage due to possible interaction of cranberry juice with warfarin." J R Soc Health 128 (2008): 324-6
  • Walker FB "Myocardial infarction after diet-induced warfarin resistance." Arch Intern Med 144 (1984): 2089-90
  • Pedersen FM, Hamberg O, Hess K, Ovesen L "The effect of dietary vitamin K on warfarin-induced anticoagulation." J Intern Med 229 (1991): 517-20
  • Roberts D, Flanagan P "Case report: Cranberry juice and warfarin." Home Healthc Nurse 29 (2011): 92-7
  • Zallman JA, Lee DP, Jeffrey PL "Liquid nutrition as a cause of warfarin resistance." Am J Hosp Pharm 38 (1981): 1174
  • Griffith LD, Olvey SE, Triplett WC "Increasing prothrombin times in a warfarin-treated patient upon withdrawal of ensure plus." Crit Care Med 10 (1982): 799-800
  • Wells PS, Holbrook AM, Crowther NR, Hirsh J "Interactions of warfarin with drugs and food." Ann Intern Med 121 (1994): 676-83
  • Watson AJ, Pegg M, Green JR "Enteral feeds may antagonise warfarin." Br Med J 288 (1984): 557
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios Healthcare "Centro de información online de medicamentos de la AEMPS - CIMA. Available from: URL: https://cima.aemps.es/cima/publico/home.html." ([2018]):
  • Parr MD, Record KE, Griffith GL, et al "Effect of enteral nutrition on warfarin therapy." Clin Pharm 1 (1982): 274-6
  • Howard PA, Hannaman KN "Warfarin resistance linked to enteral nutrition products." J Am Diet Assoc 85 (1985): 713-5
  • Rindone JP, Murphy TW "Warfarin-cranberry juice interaction resulting in profound hypoprothrombinemia and bleeding." Am J Ther 13 (2006): 283-4
  • Kuykendall JR, Houle MD, Rhodes RS "Possible warfarin failure due to interaction with smokeless tobacco." Ann Pharmacother 38 (2004): 595-7
  • Andersen P, Godal HC "Predictable reduction in anticoagulant activity of warfarin by small amounts of vitamin K." Acta Med Scand 198 (1975): 269-70
  • Wohlt PD, Zheng L, Gunderson S, Balzar SA, Johnson BD, Fish JT "Recommendations for the use of medications with continuous enteral nutrition." Am J Health Syst Pharm 66 (2009): 1438-67
  • Chow WH, Chow TC, Tse TM, Tai YT, Lee WT "Anticoagulation instability with life-threatening complication after dietary modification." Postgrad Med J 66 (1990): 855-7
  • Hamann GL, Campbell JD, George CM "Warfarin-cranberry juice interaction." Ann Pharmacother 45 (2011): e17
  • MHRA. Mediciines and Healthcare products Regulatory Agency. Committee on Safety of Medicines "Possible interaction between warfarin and cranberry juice. Available from: URL: http://medicines.mhra.gov.uk/ourwork/monitorsafequalmed/currentproblems/currentproblems.htm." ([2003 Sept]):
  • MacLeod SM, Sellers EM "Pharmacodynamic and pharmacokinetic drug interactions with coumarin anticoagulants." Drugs 11 (1976): 461-70
  • Jarvis S, Li C, Bogle RG "Possible interaction between pomegranate juice and warfarin." Emerg Med J 27 (2010): 74-5
  • Karlson B, Leijd B, Hellstrom K "On the influence of vitamin K-rich vegetables and wine on the effectiveness of warfarin treatment." Acta Med Scand 220 (1986): 347-50
  • O'Reilly RA, Rytand DA ""Resistance" to warfarin due to unrecognized vitamin K supplementation." N Engl J Med 303 (1980): 160-1
  • Cambria-Kiely JA "Effect of soy milk on warfarin efficacy." Ann Pharmacother 36 (2002): 1893-6
Warfarin

Nome genérico: warfarin

Marca comercial: Coumadin, Jantoven

Sinônimos: não

Interação entre medicamento e doença
Interações medicamentosas